• Amanda Oliveira

A maior tendência de consumo para 2021

Atualizado: Mai 4

A maior tendência para este ano é preencher a mente e o coração e não o armário e o guarda roupa.


Compramos coisas desnecessária quando o vazio é emocional e não material.


Isso faz sentido pra você?


Antes de comprar qualquer coisa, pergunte pra você mesma:

1) Isso é útil pra quê?

2) Com que frequência vou usar?

3) Quantos com a mesma finalidade já tenho?

4) Qual problema estou vivendo que precisa ser resolvido?

5) Como estou me sentindo hoje?

Ahhh...e cuidado com a frase: Comprei porque estava em promoção!

Essa é só uma justificativa do seu cérebro pra não te deixar com sentimento de culpa por ter comprado sem uma real necessidade.


Sempre que a gente toma uma decisão de comprar algo, queremos ter vantagens, seja qual for o item, então seu cérebro é bem sabidinho quando responde quase que em voz alta e imediatamente pra te motivar a comprar. Pois ele trabalha pra te aproximar do que te faz bem e pra te afastar do que está te fazendo mal.


Se você sente prazer em comprar, é gostoso e dá até um êxtase, sim, ele vai te levar a comprar por impulso e sem necessidade. Principalmente se você tiver cabisbaixa, desanimada, passando por uns perrengues, vivendo momentos difíceis. Pois a função dele - do seu cérebro - é sobrevivência, ou seja, te tirar do sofrimento.


A dica é, coloque essas perguntas em um post-it colado no seu cartão de crédito, assim quando for comprar algo, vai ser estimulada a passar pela prova real. Resista, não burle ou jogue fora, senão depois a angústia piora e a situação financeira também.


Esse é só um mecanismo que pode testar pra te ajudar a assumir o controle, quando a emoção fala mais alto, ok?


Então, passe pelas 5 perguntas mesmo se for promoção heim!

E aí, se depois de responder essas perguntas, no fundo no fundo você perceber que a compra será por necessidade e não para suprir vazios emocionais, aí você já sabe o que fazer! 😉