• Amanda Oliveira

10 dicas para diminuir o estresse e aumentar a produtividade


As dores e as alegrias de ser "dono do próprio negócio" precisam ser bem administradas, caso contrário o estresse domina nossa rotina. E sem proteger a emoção, alcançar uma vida feliz se torna apenas uma doce ilusão! 💭


1. Pratique um esporte

Além de contribuir para ter mais saúde e energia, no esporte você aprende a lidar com vitórias e derrotas, entende que a preparação é mais importante que a prova, é aí que a jornada se torna mais importante que a chegada. Você percebe na prática o que é o trabalho em equipe e a importância de um bom líder.


Enquanto elimina o estresse pelo suor você ativa emoções positivas: Movimente seu corpo para relaxar a mente!


2. Planeje sua rotina

A causa principal do estresse é a falta de planejamento. Se não sabemos para onde estamos indo, qualquer caminhos serve. No entanto, quando definimos a rota e enxergamos alternativas antecipadamente, mesmo se algo não sair conforme o planejado o impacto será menor, pois estaremos mais confiantes e otimistas, visto que já temos planos alternativos.


Assuma o controle da sua rotina, defina as prioridades do dia, persiga confiante, dê foco no que é importante, mas saiba também deixar para amanhã, pois todos os dias teremos muito trabalho, afinal, estamos vivos!


3. Entre em contato com a natureza

Sair das 4 paredes, ir para um jardim, uma praça, um bosque, um parque nos faz perceber coisas lindas e ocultas que nos rodeiam. Aprecie o espetáculo que é a natureza, preste atenção no canto dos pássaros, na perfeição das flores e frutos, na imensidão do céu azul, na exuberância do pôr do sol.


Trabalhe com os sentidos abertos para o mundo lá fora, contemple a beleza da natureza e esqueça dos problemas por alguns instantes, injete bom humor no seu dia.


4. Invista no seu sono

O sono é reparador, restabelece, recupera, restaura nosso corpo e nossa mente para vivermos intensamente o próximo dia. Mas ao contrário, quando não dormimos bem, nosso pensamento acelera, ficamos fadigados e irritados. É assustador o índice de pessoas que fazem uma guerra na própria cama. Uma noite mal dormida pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa e ainda mais a rotina de um empresário, que todos os dias toma muitas decisões, o que consome muita energia.


Cuide da qualidade do seu sono, você precisa, você merece!


5. Divirta-se com sua família

Trabalhar com o que faz teu coração pulsar é mais que um trabalho, é missão de vida, é ter uma vida com propósito. Entretanto, devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Muitos de nós temos tempo para tudo, menos para nós mesmos. Alguns não admitem a falência da empresa, mas pouco se importam com a falência de suas próprias vidas. Reflita sobre isso. Você tem se conectado, de fato, com as pessoas mais importantes da sua vida? Passado tempo de qualidade com elas? Nunca é tarde para aprender a cantarolar, brincar, se divertir mais. Nós devemos viver a vida com mais paixão e prazer.


Sorria mais, abrace mais, ame mais...Seja mais leve e mais feliz!


6. Faça trabalho voluntário

Uma pessoa solidária tende a ser menos estressada, já que valoriza o esforço e o apoio que recebe das pessoas, tanto em casa como no trabalho, pois ela enxerga a importância de pequenas atitudes, compreende que um pouco de cada um de nós quando somado, se torna grandioso e valioso para quem recebe. Conviver com outras realidades e poder ajudar de alguma forma, aguça nossa sensibilidade, tolerância, respeito ao outro, além de tornar nossa existência mais significativa e gratificante! Experimente.


Multiplicar o bem faz bem!


7. Faça uma pausa durante o dia

Focar excessivamente em um problema ou situação, na maioria das vezes, não nos faz encontrar uma solução e nem nos torna mais produtivos. Precismos sair de cena, relaxar, respirar, transferir pensamentos e concentrar nossa energia em algo diferente, e só depois de um tempo, voltarmos. Dessa forma daremos uma trégua para o nosso cérebro, picos de relaxamento são importantíssimos, a solução pode ser mais simples do que parece, só precismos enxergar a situação toda de uma forma abrangente, visualizar de outro ângulo para ter mais clareza. Faça intervalos de 10 minutos e no horário do seu almoço não fale de trabalho!


Para se tornar mais produtivo você precisa se manter equilibrado: foque e relaxe!


8. Faça uma viagem

Para reduzir o estresse do dia-a-dia nada melhor do que tirar alguns “poucos” dias para recarregar a bateria. Mesmo que for muito difícil pra você parar de trabalhar 100%, só o fato de sair da rotina, se afastar da loucura já diminuirá bastante o seu ritmo habitual e consequentemente vai proporcionar que pise no freio, desacelere e permita-se desfrutar de outras sensações não cotidianas.


Faça bem à saúde do seu corpo, da sua mente e do seu coração: programe seu próximo destino.


9. Use e abuse de livros e música

Se tem um remédio que não tem contra indicação é esse! Se você não tem o hábito de ler e mergulhar profundamente nesse mundo paralelo é porque não leu os livros certos. E se não escuta boa música, talvez não tenha dedicado tempo suficiente pra você, não se conheça tão bem assim e essa é a chance de descobrir um universo de possibilidades, sensações e sentimentos. São como remédios que curam, que libertam, que motivam, que relaxam.


Permita-se desfrutar da sua própria companhia, deixe fluir, libere a imaginação. Você tem um potencial ilimitado, solte o gigante !


10. Interaja com a sua equipe fora do ambiente de trabalho

Desenvolver atividades com os membros da equipe fora da empresa pode ajudar no dia-a-dia do trabalho. Sentimentos de isolamento e solidão são motivos que levam as pessoas a se desmotivarem com o trabalho. Unam-se em ações sociais: campanhas de agasalho, brinquedos, doação de sangue, visitas em instituições. Saiam para jantar juntos, ou organizem um almoço colaborativo, um churrasco ou um café da manhã. Isso tudo favorece o envolvimento da equipe, estreita laços, engaja, aumenta a produtividade e diminui o estresse.


Conheça as pessoas da sua equipe, promova a aproximação e o respeito e subam juntos para um próximo nível!

#produtividade #planejamento #liberdade #felicidade #multiplicarobemfazbem



0 visualização

​© 2018 por Inpussus Coaching.

  • Facebook
  • Instagram